Menu
 

Institucional
Projetos
Imprensa Publicações Parceiros Localização Contato

 
 

i
 

Notícias

 

02/10/2017 CURSOS DE PROGRAMAÇÃO GRATUITOS PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO: FAÇA SUA INSCRIÇÃO!

Há algumas décadas o computador tem sido introduzido nas Escolas do Ensino Fundamental e Médio, inclusive com apoio governamental. Contudo, a alfabetização digital apenas não é mais suficiente para à comunidade atual da chamada geração “Z”, assim chamada devido ao hábito de “zapear”, ou seja, de interagir com vários meios digitais quase que simultaneamente. A geração Z, nascida a partir do final de 1990, é caracterizada por ser multitarefa e por estar acompanhando o crescente avanço das tecnologias digitais, lhes proporcionando condições de rápido aprendizado. Contudo, é caracterizada pela impaciência, com dificuldade de foco em atividades que requerem raciocínio lógico.

O ensino da lógica de programação de softwares a indivíduos da geração Z tem sido uma tendência mundial, ajudando a desenvolver a concentração e o pensamento computacional, contribuindo com melhorias no desempenho também em outras áreas de conhecimento.

Nessa direção, o Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp e a ONG União de Amigos estão oferecendo gratuitamente dois cursos para adolescentes da rede de Ensino pública, com limitação de 21 vagas cada um: (1) Introdução à Programação usando Scratch, preferencialmente a alunos do Ensino Fundamental II; (2) Introdução à Programação usando Python”, preferencialmente a alunos do Ensino Fundamental II (últimos anos) e Ensino Médio. Requisitos necessários: ter conhecimentos básicos de Informática, sendo recomendado ter um endereço de e-mail. Observa-se que alunos da rede privada de ensino poderão ser atendidos caso haja vagas remanescentes.

Os cursos visam introduzir conceitos e lógica de programação aos adolescentes usando estratégias metodológicas construcionistas e sociointeracionistas, com técnicas de gamificação. A ideia é “aprender fazendo”, direcionada ao desenvolvimento de animações e jogos. Apesar dos cursos serem de pequena duração (16h), espera-se estimular os aprendizes a darem continuidade ao aprendizado de programação, seja usando Scratch, Python ou outras linguagens.

As inscrições se encerram no dia 6 de outubro (6ª-feira). Representantes da ONG União de Amigos (UDAM) estão passando nas escolas para fornecer esclarecimentos sobre os cursos e deixar formulários de inscrição e de autorização dos pais/responsáveis.  Esses formulários também podem ser pegos diretamente na ONG União de Amigos (Av.23, 1483/ esquina c/Rua 15 - Bairro do Estádio – Horário: das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30) ou no Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) no Câmpus da Unesp (Av. 24-A, 1515 – Bela Vista – Horário: das 8h às 11h30 e das 14h às 17h). E- mail de contato:  divulgacao@udam.org.br. Telefones de contato:  3523-1926 / 3532-4408 (UDAM).

As aulas serão oferecidas no período de 9 de outubro à 7 de novembro, no próprio Câmpus da Unesp (Av. 24-A, 1515 - Bela Vista), no período da tarde, duas vezes por semana (2 horas cada aula). O curso utilizando a linguagem Scratch será oferecido das 14 às 16h, normalmente às 3ªs e 5ªs-feiras. Já o curso que utiliza Python será oferecido das 15 às 17h, normalmente às 2ªs e 6ªs-feiras). Será utilizado o ambiente virtual de aprendizagem Moodle, que possibilitará que os aprendizes acessem o material de qualquer local com acesso à Internet. 

26/06/2017 Venha ser um aprendiz!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO “INCLUSÃO DIGITAL & CIDADANIA” PARA ADOLESCENTES E ADULTOS!

A União de Amigos (UDAM), em parceria com a Unesp/IGCE, está com as inscrições abertas até o dia 28/07/2017 para várias turmas do curso denominado “Inclusão Digital & Cidadania”. O curso recebe apoio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp e da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na Unesp, estão envolvidos no Projeto o Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC) e o Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA).

As inscrições devem ser feitas na sede da UDAM, na Avenida 23, nº 1483, esquina com a Rua 15, no Bairro do Estádio, das 8h às 17h, de segunda a sexta. As vagas são limitadas.

É obrigatória a participação em uma das seguintes reuniões de esclarecimento do Projeto em julho: 18 (terça-feira) às 19h, 22 (sábado) às 9h, 26 (quarta-feira) às 14h ou 29/07 (sábado) às 9h. As reuniões terão duração de 1h15min. No caso de adolescentes, é necessário a presença de algum responsável, sendo que o adolescente não precisa estar presente, uma vez que a reunião é para os responsáveis especificamente.

O curso terá início na segunda semana de agosto, com aulas duas vezes por semana. Cada aula terá duração de 3h, com intervalo de 15 minutos para um lanche preparado pela UDAM. A metodologia é dinâmica, logo o tempo das aulas passa muito rapidamente. A formatura será realizada em dezembro deste ano.

Podem se inscrever adolescentes de 14 a 18 anos e adultos, com prioridade para terceira idade. Os requisitos para os candidatos adolescentes são: estudar em escola pública (8°, 9º ano ou Ensino Médio), ser determinado (não desiste fácil) e querer conquistar cada vez mais conhecimentos. Para os candidatos adultos (acima de 45 anos), incluindo da terceira idade (60 anos ou mais), os requisitos são: ser dinâmico, persistente e ter gosto por desafios. Apesar das turmas para crianças (acima de 8 anos) já estar fechada, os nomes podem ser deixados na lista de espera para o próximo ano.

O curso é compacto e dinâmico, com metodologia própria. Vai além de saber usar um mouse ou a Internet. Há preocupação com a educação, ética e cidadania. Na UDAM, o curso faz parte do Projeto “Inclusão Produtiva”. Na Unesp, o curso faz parte do Projeto “Inclusão Digital Colaborativa: Tecnologia e Educação promovendo a cidadania e integração de saberes” aprovado pelos órgãos competentes da Unesp em várias instâncias. O Projeto é coordenado pela Profa. Hilda Carvalho de Oliveira, com participação dos professores Eraldo Pereira Marinho, Farid Nourani e Denis Henrique Pinheiro Salvadeo, bem como funcionários do CEAPLA, alunos da Unesp e Voluntários devidamente capacitados.

Para informações adicionais, ligar para (19) 3523-1926 / 3532-4408 ou enviar e-mail para divulgacao@udam.org.br .

18/04/2017 Venha ser um voluntário!

Para baixar o formulário de inscrição clique aqui

 

13/07/2012 Inscrições abertas para curso de Hardware – Montagem e manutenção de computadores

 

 A União de Amigos – UDAM abre inscrições para Curso de Hardware – Montagem e manutenção de comutadores. Alguns dos tópicos abordados são: formatação, configuração de rede e manutenção preventiva. O curso conta com aulas teóricas e práticas e é totalmente GRATUITO incluindo o material didático.
Para se inscrever basta comparecer à sede da UDAM até 3 de Agosto de 2012 portando um documento com foto ou certidão de nascimento, comprovante de residência e se for menor de 18 anos estar acompanhado de um responsável.

 
 A UDAM também oferece cursos de Artesanato, Educação Ambiental, Elétrica, Informática e Oficina de Sabão.

 
 A União de Amigos – UDAM fica localizada na Avenida 23 com Rua 15, 1483 Bairro do Estádio.

 
 Para mais informações:
Fone: 3523-1926 / 3532-4408 / 3023-8673
Blog: www.udamrc.blogspot.com

 

29/06/2012 Prorrogadas as inscrições para capacitação de voluntários!

 

 Foi prorrogada até o dia 2 de junho a inscrição de pessoas interessadas em serem capacitadas como multiplicadores da metodologia usada em Cursos de “Inclusão Digital & Cidadania”. Trata-se de um projeto da ONG União de Amigos do Menor (UDAM) com a Unesp de Rio Claro, cadastrado e apoiado junto à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX). A capacitação terá início em 4 de julho próximo, estendendo-se até agosto, uma vez por semana. No final será fornecido certificado.
            A intenção é preparar pessoas da comunidade para serem monitores (voluntários) com a equipe de formadores da UNESP e da ONG UDAM, visando a aplicação de cursos denominados “Inclusão Digital & Cidadania” no segundo semestre de 2012. A colaboração voluntária de um período de 3 horas por semana no segundo semestre pode trazer vários benefícios ao Projeto e aos aprendizes (alunos). A integração de diferentes idades, culturas e saberes traz contribuições significativas à equipe, aos aprendizes e ao projeto em si. Haverá turmas de adolescentes, adultos e terceira idade. Também serão fornecidos certificados aos voluntários que colaborarem nesses cursos.
            Para ser voluntário no Projeto são requeridos certos conhecimentos e visão da metodologia e didática requeridas. Por isso, as pessoas que querem ser voluntárias para ajudar a ensinar, também devem aprender como a equipe deve atuar neste processo: conhecer o conteúdo, a metodologia e outras questões associadas.
            As pessoas que se inscreverem para o Curso de capacitação, devem ter conhecimentos básicos de Informática, bem como ter facilidade de acesso a um computador em casa com acesso à Internet. Por outro lado, devem se mostrar determinadas nas ações sociais, acreditando na força de ações transformadoras da nossa sociedade.
            Os interessados devem comparecer à reunião de esclarecimentos do Projeto, a ser realizada no dia 2 de junho (2ª-f), às 10h30min, na sede da UDAM, na Avenida 23, 1483 (esquina com a Rua 15), no Bairro do Estádio (próximo ao Velório Municipal). Na reunião serão apresentados os objetivos do Projeto e como será a participação dos Voluntários na aplicação dos Cursos de “Inclusão Digital & Cidadania”, bem como a capacitação para essa finalidade.
            Observa-se que os Cursos de “Inclusão Digital & Cidadania” seguem uma metodologia denominada Indinia, desenvolvida pela Profª Drª Hilda Carvalho de Oliveira (área de Computação, no IGCE), publicada em eventos nacionais e internacionais. Os Cursos serão aplicados no Laboratório de Informática nas dependências da UDAM, patrocinado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Secretaria Municipal de Ação Social e empresas parceiras da entidade.
            Para mais informações, passar e-mail para udam@udam.org.br (Assunto: Inclusão Digital) ou ligar para (19) 3523-1926 / 3023-8673 / 3532-4408. Ver também (http://www.rc.unesp.br > clicar no logo do Curso à direita). Sua participação é muito importante!

 

25/06/2012 Seja um voluntário para cursos de Inclusão Digital e Cidadania

16/05/2012 SAMBOI - BOI NO ROLETE COM SAMBA

18/04/2012 Parabéns UDAM - União de Amigos do Menor

Hoje é aniversário da UDAM – União de Amigos do Menor!

48 anos de serviços a comunidade!


Agradecemos aos parceiros, colaboradores e a diretoria pelo 

trabalho realizado com tanto carinho, fazendo com que nossos Projetos sejam executados com louvor propiciando uma vida melhor a comunidade rio-clarense!

19/03/2012 Alunos da UDAM visitam Usina-parque do Corumbataí

A UDAM – União de Amigos do Menor em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo realizou no dia 27 de março uma visita ao Museu da Energia Usina-parque do Corumbataí com os alunos dos cursos de Informática, Hardware e Educação Ambiental.


  Antes de chegar à Usina os alunos passaram pelo aterro sanitário onde receberam orientações sobre o destino dos resíduos sólidos, o procedimento com cada tipo de lixo (residencial, industrial e hospitalar) e a importância da reciclagem para o meio ambiente.

 

 Na Usina-parque do Corumbataí os alunos aprenderam sobre a história e cultura dos setores de energia e saneamento.
 

 Além disso, participaram de um passeio ao ar livre, prestigiando também grande área verde e clima agradável que compõem o Parque. 
 
  Também no mês de março, aproximadamente 160 crianças do projeto PAI, localizado no Jardim Bonsucesso, visitaram a Usina através do programa Estação Turismo.
 
 O passeio conta também com o apoio da empresa de ônibus Rápido São Paulo.

 

19/03/2012 Visita do Prefeito da Cidade de Rio Claro Sr. Palmínio Atimari Filho, Secretaria da Ação Social Luci Helena Wendel Ferreira e Diretora Sonia Maria Catel Gerner à Entidade União de Amigos do menor "UDAM"

  A UDAM realizou em fevereiro um café da tarde que contou com a presença do Prefeito Sr. Palmínio Atimari Filho, dos Diretores da Entidade, Diretores dos Programas Alunos e seus Familiares, os mesmos visitaram todas as instalações da instituição, puderam ver de perto as atividades executadas, como o Banco de Alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa de Liberdade Assistida, os cursos gratuitos como, Artesanato, Informática, Hardware, Educação Ambiental: (reciclagem do Óleo domestico transformando em sabão), Aulas de Meio Ambiente e Elétrica Residencial Básica.

09/03/2012 Agroceres - Doação de Kombi para a UDAM (2010)

Fonte: Agroceres - Relatório de Responsabilidade Social Biênio 2010/2011 - Pag. 37

26/01/2012  CNJ sugere ações relativas ao sistema socioeducativo paulista

Criado em Quarta, 25 Janeiro 2012

 O sistema socioeducativo de São Paulo poderá receber mais investimentos neste ano. Os juízes auxiliares do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e coordenadores do Programa Justiça ao Jovem Reinaldo Cintra e Daniel Issler apresentaram ao governador daquele estado, Geraldo Alckmin, em reunião na tarde de segunda-feira (23/1), no Palácio dos Bandeirantes, uma série de sugestões para o aperfeiçoamento do atendimento prestado ao adolescente em conflito com a lei. Alckmin demonstrou interesse pelas propostas e  determinou estudos para analisar a viabilidade de implementação.

 O Programa Justiça ao Jovem foi criado pelo CNJ em junho de 2010 para avaliar a execução da medida socioeducativa de internação aplicada aos adolescentes em conflito com a lei. Equipes do Conselho visitaram unidades responsáveis por acolher esses jovens em todo o país. O trabalho terminou em outubro, justamente em São Paulo – estado com o maior número de estabelecimentos no Brasil.

 Entre as sugestões para o aperfeiçoamento do sistema socioeducativo paulista, está a criação de atendimento especializado para os jovens internados que tenham problemas de saúde mental ou dependência química. Outra proposta visa à instituição de um programa de acompanhamento dos egressos do sistema socioeducativo de forma a garantir que estes tenham acesso ao mercado de trabalho ou a vagas em escolas públicas e profissionalizantes e assim não voltem a reincidir.

 “Foi uma audiência com uma hora e meia de duração. Conseguimos pontuar todas as necessidades que o sistema socioeducativo precisa superar para se aprimorar. Houve receptividade por parte do governador, que demonstrou interesse e nos escutou. Acredito que ele vá promover algumas das sugestões”, afirmou Reinaldo Cintra.

 O juiz auxiliar do CNJ comentou que o sistema socioeducativo de São Paulo passou por profundas mudanças nos últimos anos. Hoje a medida socioeducativa de internação em São Paulo é administrada pela Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA). Essa entidade substituiu, em dezembro de 2006 a Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM), classificado como símbolo maior do desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente.

 Levantamento prévio sobre a internação de adolescentes em conflito com a lei no interior de São Paulo, realizado pelo CNJ, apontou melhoras em áreas como educação e profissionalização oferecidas aos jovens internados. Setenta e três das 76 unidades do interior (96%), por exemplo, contam com ensino regular para os internos. A maior parte delas (77%) proporciona mais de quatro horas de ensino diariamente. Cursos de profissionalização também são oferecidos em 93% dos estabelecimentos.

Também de acordo com o levantamento, 82% das unidades oferecem plano individual de atendimento aos adolescentes. E no que se refere ao quadro de funcionários, o CNJ identificou que o sistema socioeducativo de São Paulo no interior contava com boa quantidade e qualidade de profissionais técnicos (assistentes sociais, psicólogos e pedagogos) e  profissionais da área médica (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, entre outros).

 “Trabalhamos com a idéia que o estado precisa continuar com o investimento realizado na Fundação Casa”, disse Reinaldo Cintra.

 Também participaram da reunião a presidente da Fundação CASA, Berenice Gianella; o coordenador da infância e juventude do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Malheiros; o juiz João Galhardo, representando o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Ivan Sartori, e a juíza Dora Aparecida Martins de Moraes, representando o Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Renato Nalini.

 Relatório - Para cada estado, as equipes do CNJ formularam um relatório sobre a realidade local, entregue as autoridades responsáveis pela execução da medida socioeducativa de internação. O diagnóstico de São Paulo ainda está sendo concluído. O coordenador do Programa Justiça ao Jovem prevê também a divulgação de um diagnóstico nacional do sistema socioeducativo, a ser divulgado ainda neste ano. 

Giselle Souza

Agência CNJ de Notícias 
 

Dia:

 28 de Janeiro de 2012 (Sábado)

 

Local: Oficina On - Núcleo de Artes  localizado na Rua 11, esquina com avenida 32, número 2670, no Bairro Santana

Rio Claro SP

 

Horário: 19 horas


 

11/01/2012  UDAM em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social, Rotary, PAT, Balaio de Gato, abre inscrições para cursos GRATUITOS

A UDAM - União de Amigos do Menor abre inscrições para cursos gratuitos de:


 
Informática: Pacote Office, Pesquisa internet, digitação, elaboração de Sites.
Hardware: Montagem e manutenção em computadores, tecnologia em rede, roteador.
Artesanato: Arte em artesanato, reaproveitamento de materiais  que seriam descartados.
Elétrica: Montagem, manutenção, básica residencial.

 
Novos Cursos

 
Educação ambiental: Oficina de sabão, reaproveitamento de óleo doméstico e noções de educação ambiental.

 

Time do Emprego: Recolocação e Inserção no mercado de trabalho.

 

 

24/11/11 Reciclagem de materiais na UDAM

A UDAM – União de Amigos do Menor torna-se um eco ponto, agora para materiais como: lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias (lixo eletrônico), óleo de cozinha já utilizado; podem ser descartados apropriadamente  pela comunidade aqui na UDAM.

 

Como esses materiais possuem um grande potencial poluidor se jogados diretamente no meio ambiente, tornam-se perigosos à saúde, porque pilhas e baterias que possuem substâncias como mercúrio, chumbo, cádmio, manganês, níquel e lítio quando despejados inadequadamente, por exemplo, em lixões e aterros sanitários, podem vazar e contaminar o lençol freático, solo, rios e alimentos, causando danos as pessoas e animais.

 

08/11/11 UDAM representando Paraguai na 37ª Festa das Nações

                             

                  

 

 A tradicional e já conhecida Festa das nações chega a sua 37ª edição.

O evento é realizado pela Secretaria de Turismo e Fundo Social de Solidariedade em parceria com instituições filantrópicas, culturais, assistenciais e beneficentes.

O principal destaque, como sempre, é a grande variedade culinária que mostra um pouco da cultura gastronômica de vários países. O público poderá saborear comidas típicas do Brasil, Paraguai, Rússia, Espanha, Alemanha, Grécia, África, Japão, Índia, Estados Unidos, Argentina, Itália, Uruguai, México, Portugal, Inglaterra, Suíça, entre outros países.

A UDAM – União de Amigos do Menor participa pela primeira vez deste evento e estará representando o Paraguai.  

O Paraguai é um país cercado por outros países, sendo eles Brasil, Bolívia e Argentina, sofrendo influências constantes dos mesmos. Sua principal fonte econômica é a agricultura, servindo como base de exportação. A pecuária entra em segundo lugar dando abertura a criação de bovinos, suínos e ovinos, tanto para exportação quanto para matéria-prima para produção de outros produtos, como couro e tanino.

Seguindo esta tendência, a UDAM oferecerá como prato principal Tibone (T-Bone), este é retirado do centro do filé mignon e final do contra filé. O T-Bone é separado pela espinha dorsal do boi, o que possibilita em um único pedaço, dois sabores distintos. O prato será servido com arroz e salada de batata como guarnição. Para se deliciar com este saboroso prato, o valor será de R$ 20,00.

A Festa terá início quinta-feira, dia 10/11/11 das 19h00 às 24h00 e se estende pelos dias 11/11/11, 12/11/11, 13/11/11*. 14/11/11 e 15/11/11 no mesmo horário, das 19h00 às 24h00. * Dia 13/11/11 terá horário excepcional servindo almoço, tendo início as 11h00 em sua programação.

O evento acontecerá na Antiga Estação Ferroviária, em Rio Claro – SP.

Contamos com a presença de todos!

 

 

27/10/2011 UDAM e Rotary Club Rio Claro oferecem novo curso gratuito em 2012

A UDAM – União de Amigos do Menor em parceria com a Rotary Club Rio Claro oferecerá o projeto “Sabão Ecológico”. O projeto será fundamentado na reciclagem do óleo de cozinha usado para produção de sabão. Além de contribuir para com o meio ambiente, será uma ótima oportunidade para quem busca uma fonte alternativa de renda. O sabão feito através do óleo usado se torna um produto artesanal com valores agregados aos geralmente comercializados no supermercado e lojas de conveniência.

Aguardem esta mais nova oportunidade que a UDAM e a Rotary Club vem preparando para a comunidade!

Dúvidas e questões entrem em contato através do telefone da entidade.

UDAM (19) 3523-1926 ou (19) 3023-8673.

Reciclar é estar consciente de que cada ato pode ser mudado e melhorado.

 

 

21/10/2011 ABIPE e UDAM realizam o IAESTE Day

Para quem ainda não tem conhecimento, a ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil é uma entidade apolítica e sem fins lucrativos que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes e organizações. A entidade acredita que saber conviver com a diversidade cultural é pré-requisito para quem quer fazer parte do mundo atual. Seguindo esta filosofia, a ABIPE viabiliza a prática da mobilidade internacional, integrando o Brasil a mais de 90 países dos 5 continentes.

A ABIPE é a gestora do Programa IAESTE – International Association for the Exchange of Students for Technical Experience no Brasil.

O IAESTE é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos fundada há mais de 60 anos. Seu principal objetivo é proporcionar aos estudantes a experiência prática e remunerada, dentro de sua área de formação.

O IAESTE day realizado pelo seu programa é comemorado no dia 21 de outubro de cada ano em todo o mundo. A comemoração acontece após um tempo de arrecadações de alimentos não perecíveis, brinquedos e roupas, e exatamente neste dia, 21, a distribuição dos alimentos e objetos arrecadados é feita para uma entidade que ampare crianças carentes.

Nesta última sexta-feira, dia 21/10, a UDAM - União dos Amigos do Menor teve participação plena no evento, sendo o veículo entre as Instituições atendidas e os alunos do Programa IAESTE.

O Projeto PAI e a Instituição CMC Brasília ambas na cidade de Rio Claro foram às escolhidas para receberem os 183 kg de alimentos arredados. A distribuição foi feita pelos alunos da Unesp de Rio Claro e USP de Lorena, além dos intercâmbistas de Portugal e Alemanha, que tiveram o prazer de vivenciar um dia agradável e diferente junto às crianças atendidas das Instituições.

Nós da UDAM agradecemos a oportunidade de podermos fazer parte da troca de diversidade cultural e de sua boa vontade em trazer melhor qualidade de vida aos menos favorecidos. A UDAM sempre se empenha em poder trazer o melhor  para a nossa comunidade e se orgulha em poder contar com Instituições deste porte que apóiam e se preocupam com o meio social em que vivem.

Parabéns ao IAESTE day que fez com que uma sexta-feira qualquer se transformasse em alegria, descontração e bem estar de tantas crianças e de todos os envolvidos.

 

 

14/10/2011 UDAM disseminando conhecimento com seu Projeto de Educação Ambiental

 Educar ambientalmente é um dos temas mais importantes e discutidos atualmente, afinal estamos vivendo numa era onde os recursos naturais estão cada vez mais escassos.

A conscientização é um papel não só da sociedade em si, mas principalmente da família, onde o exemplo e a maneira de viver são copiados de geração a geração.

Para que seja reforçada a idéia e para que todos possam acompanhar as mudanças em busca de um planeta mais harmonioso, a UDAM (União de Amigos do Menor) age diretamente em escolas públicas e comunidades carentes através do Projeto de Educação Ambiental.

Realizam-se palestras periodicamente que trata do tema ambiental como tema primordial para o desenvolvimento sustentável não só da sociedade de Rio Claro, mas do mundo.

Esta é uma mostra do tamanho da população que esta entrando em contato com a idéia de preservação, cuidado e desenvolvimento do bem estar geral da população.

De um a um, formamos uma cidade, uma nação, um país, um mundo onde todos possam viver bem.

 

12/04/2011 UDAM busca voluntários para projeto de Inclusão Digital.


 

O Projeto capacita os voluntários na metodologia de ensino e no conteúdo de cursos denominados Inclusão digital e Cidadania a serem ministrados a adolescentes e adultos. Com isso acontece a multiplicação de saberes e integração de culturas, que contribui com a formação de todos os envolvidos.

Requisitos desejáveis:

Vocação para voluntariado

conhecimentos  básicos de informática

dispor  de acesso a computador e internet

disponibilidade  de tempo (pelo menos um período durante a semana)

intenção de participar no segundo semestre como monitor de curso.

 

11/10/2011Turma de Inclusão Digital e Cidadania tem ciclo de palestras (ConSOC) iniciada.

  

 

O curso de Inclusão Digital e Cidadania realizado na UDAM (União de Amigos do Menor), em parceira com a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita) e prefeitura Municipal de Rio Claro teve nos dias 29/09/2011 e 30/09/2011 e na última quinta-feira (06/10/2011) e sexta-feira (07/10/2011) a abertura do ciclo de palestras, as chamadas ConSoc.

As ConSoc têm como objetivo integrar os alunos a temas atuais para que possam se tornar mais conscientes e que sejam capazes de discernir sobre os problemas sociais que influenciam a vida e o cotidiano de todos.

A primeira palestra, esta sobre Biodiversidade foi ministrada pelo biólogo Guilherme Carnier, funcionário da UDAM responsável pelo projeto de Educação Ambiental. Logo após os alunos foram levados á Floresta Estadual Navarro de Andrade onde puderam presenciar muito do tema abordado. A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Rio Claro disponibilizou o transporte e o grupo de Biólogos e Engenheiros Ambientais da Floresta foram os guias, enriquecendo o conhecimento do grupo.

O dia foi pleno de interação e discussões importantes sobre meio-ambiente, biodiversidade, política, sociedade e principalmente o apelo da necessidade da mudança nos hábitos para que possamos continuar em harmonia com o planeta.

  

 

 

06/10/2011 I Feira de Integração Humana

 

 

 No dia 06/10/2011, última quinta-feira, a UDAM (União de Amigos do Menor), participou da I Feira de Integração Humana, realizada pelo Sesi/SP unidade 83.

A Feira é um projeto que visa difundir ações de convívio intergerações.

O evento contou com a presença de seis escolas estaduais da cidade de Rio Claro que tiveram a oportunidade de mostrar como vem realizando a integração entre alunos e pais, e abordando temas atuais de conscientização. Além das escolas estaduais, compareceram ao evento oito empresas parceiras, entre elas a Organização não Governamental UDAM, que levou como tema de Integração seus projetos realizados na sociedade de Rio Claro e região. Dando ênfase nos projetos de Inclusão Digital e Cidadania, Hardware, Elétrica Residencial e Ambiental. Estes que são oferecidos gratuitamente à sociedade e tem como objetivo profissionalizar e integrar seus alunos a comunidade de Rio Claro.

A presença do Gerente Administrativo Luiz Carlos Jardim e da Coordenadora Administrativa Erica Belomi foram essenciais para mostrar o comprometimento da Instituição com seus parceiros, sociedade e beneficiados.

A UDAM esta mais do que satisfeita com o evento, e garante sua participação na próxima Feira, sempre entusiasmada em colaborar para ver os resultados deste novo fruto.

Agradecemos o convite e estendemos as mãos para o que seja necessário ser feito para que possamos sonhar junto um sonho maior.

 

 

 
 

05/04/2011 Fórum Regional - Pessoas em Situação de Rua

 


A Prefeitura Municipal de Rio Claro, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba (Drads), realizam o I Fórum Regional – Pessoas em Situação de Rua nesta terça-feira, 5, das 8 às 17 horas, no Centro Cultural Roberto Palmari.

Vinculado à Secretaria Municipal de Ação Social o Creas tem por objetivo, neste evento, promover subsídios técnicos para desenvolver o Serviço Especializado em Aproximação Social dos Creas nos 27 municípios da região da Drads de Piracicaba.

O Fórum é voltado às instituições, ONGs, igrejas, equipes dos Creas sob jurisdição da regional de Piracicaba e à comunidade em geral. Tem, ainda, outros objetivos, como o de estabelecer uma linguagem comum entre os serviços e instituições da região para solidificar o serviço realizado pela Equipe do Serviço Especializado em Aproximação Social de Rio Claro e do Creas POP de Piracicaba.

Participam do evento os municípios de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Itirapina, Leme, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Torrinha.

No período da manhã a cientista social Gabriela Schreiner ministrará a palestra “População em situação de rua: conceitos e leis”. No período da tarde a palestra fica por conta do ex-morador de rua e coordenador do Movimento Nacional de População de Rua, Anderson Lopes Miranda, com o tema “História de Vida, Movimento Nacional de População de Rua e Políticas Públicas”.

Ainda na programação, haverá apresentações culturais com Carlos Alberto de Oliveira e grupo Balaio de Paiá e com a equipe de Serviços Especializados em Aproximação Social (Seas) de Rio Claro, bem como a apresentação da equipe do Creas POP de Piracicaba.
 

 

 

UDAM - União de Amigos
Av.23, 1483 - Bairro do Estádio - Rio Claro - SP
http://www.udam.org.br