Menu
 

Institucional
Projetos
Imprensa Publicações Parceiros Localização Contato Galeria
Eventos

 
 

i
 

Projetos

Banco de Alimentos Nutricional e Sustentável



O Programa Banco de Alimentos visa reduzir o desperdício de alimentos e combater a fome dos beneficiários amparados pelas diversas entidades sociais, algumas famílias são acompanhadas pela Equipe Técnica do programa outras acompanhadas pela Rede de Serviço Socioassistencial.

As doações se dão através dos diferentes pontos de distribuição de alimentos, supermercados, mercados, varejões, agricultores em geral, sociedade Civil, eventos e Campanhas juntamente com o Fundo Social de Solidariedade. Os alimentos doados são aqueles considerados bons para o consumo, porém não comercializáveis. Além dos critérios técnicos que garantem a qualidade dos alimentos arrecadados nas doações o programa também desenvolve diversas ações visando:

- Garantir a Segurança alimentar;
- Garantir o acesso aos Direitos Socioassistenciais;
- Garantir a redução do Desperdício;
- Garantir a Sustentabilidade;
- Garantir o acesso a orientações de Educação Alimentar e Nutricional;
- Ofertar oficinas culinárias;
- Garantir o acesso a orientações de Educação Ambiental.


Público alvo:

O púbico alvo pessoas em situação de insegurança alimentar e/ou vulnerabilidades sociais devidamente encaminhadas pelos mais diversos serviços existentes no município, distribuídos nos Centros de Referência da Assistência Social-CRAS, Entidades Sociais sem fins lucrativos e os diversos equipamentos públicos.

Dias da semana:

O atendimento se dá de Segunda a Sexta-feira das 08:00 as 12:00 e das 13:00 as 17:00.



                                                                           

CASA Escola



A CASA Escola é um projeto oriundo de uma parceria estabelecida entre a Fundação CASA e a União de Amigos - UDAM.
A CASA Escola oferece aos adolescentes atividades de cunho Pedagógico nas áreas de Educação Formal e Profissional; Arte e Cultura; Esportes; Lazer; Troca de Correspondências; Palestras Educativas; Assistência Religiosa; bem como providências de toda a Documentação Escolar do adolescente. São oferecidos ainda Cursos de Qualificação Profissional Básica nas áreas de alimentação, jardinagem/horta, informática, através do curso "Inclusão Digital e Cidadania" (fruto de uma parceria junto à Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho - UNESP), além de capacitação básica em Elétrica Residencial e oficinas culturais como Violão e Tear.
Na área da Educação Física, são trabalhadas as oficinas de basquete, futebol e demais jogos de tabuleiro e de mesa, incentivando o convívio dos jovens em grupo. Todas as medidas necessárias para que os adolescentes cumpram suas etapas do Ensino Formal também são observadas e a instrução dos adolescentes está a cargo do quadro de professores do Estado, os quais estão vinculados à uma Escola da cidade de Rio Claro. No aspecto da Saúde, a unidade atende os adolescentes por meio de uma equipe de Enfermeiros e Dentista. Os adolescentes também recebem assistência religiosa por meio de Igrejas que colaboram com o projeto.

Público alvo:

Adolescentes, do sexo masculino, em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou de internação provisória, previstas no Estatuto de Criança e do Adolescente - ECA.

 

                                                                              

Projeto de Inclusão Produtiva



O projeto Inclusão Produtiva Cidadã visa a integração e capacitação do beneficiário, visando melhoria das condições gerais de seu sustento, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social; auxiliando no desenvolvimento da cidadania e autoestima e na construção do projeto de vida.São oferecidas as seguintes oficinas:

- Informática: Inclusão Digital e Cidadania;
- Hardware: Montagem e Manutenção de Computadores;
- Instalações Elétricas Residenciais;
- Artesanato.

Público alvo:

Adolescentes a partir dos 14 anos, adultos e idosos que pretendem se inserir ou reinserir no mercado de trabalho.

Dias da semana:

Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.

 

Construindo Caminhos



Serviço realizado em grupos, com o objetivo de proporcionar convivência, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social. Dentro deste contexto oferecemos oficinas culturais para complementar o objetivo principal do serviço que se configura no fortalecimento de vínculos.

Público alvo:

Adolescentes de 15 a 17 anos.

Dias da semana:

Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira, no período da tarde.

 

Protagonistas da Vida



Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para pessoas idosas com 60 anos ou mais. O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento das potencialidades dos usuários. Dentro deste contexto, oferecemos oficinas artísticas e culturais, tais como:

- Artesanato;
- Culinária;
- Canto Coral;
- Dança;
- Relaxamento;
- Rodas de Conversa.

Público Alvo:

Idosos com 60 anos ou mais.

Dias da semana:

Segunda e Quinta, Quarta e Sexta-feira, no período da tarde.