Menu
 

Institucional
Projetos
Imprensa Publicações Parceiros Localização Contato

 
 

i
 

Projetos

Inclusão Digital e Cidadania


O Programa de inclusão digital desenvolvido no prédio da UDAM busca minorar a falta de preparo para o mercado de Trabalho que gera o desemprego entre os rio-clarenses. O programa que possui duas visões: o atendimento à criança, ao jovem e ao adolescente além do atendimento das famílias destes que também carecem de uma capacitação, utiliza metodologia apostilada e própria a cada grupo a ser atendido dependendo de escolaridade e faixa etária, busca reduzir o despreparo e a capacitação básica para o trabalho. Além dos critérios técnicos que garantem a qualidade, o programa também desenvolve um trabalho educativo realizando palestras de cidadania.

                                                                         

Banco Municipal de Alimentos


O projeto possui duas visões: a redução do desperdício e o combate á fome. Aqueles alimentos que estão bons para o consumo, porém apresentam características que dificultam sua comercialização como legumes amassados ou produtos com data de validade próxima e teriam como destino o lixo, passam a fazer parte da mesa de muitas famílias.
Os alimentos doados em sua maioria são verduras, legumes e frutas, que são separados por doador, avaliado (quanto à data de validade, cor, odor, textura, consistência), selecionados, pesados, higienizados, embalados a vácuo para posterior distribuição em entidades e para famílias cadastradas para que tenham uma alimentação mais saudável e mais nutritiva.



                                                                           

Casa Escola


A Casa Escola é um projeto que tem se destinado a atender até 56 (cinqüenta e seis) adolescentes infratores, do sexo masculino, e que estão cumprindo medida sócioeducativa de internação ou de internação provisória. A Casa Escola oferece aos adolescentes cursos profissionalizantes nas áreas de: Panificação, Garçom, Jardinagem, Inclusão Digital e capacitação básica em Elétrica Residencial além das oficinas culturais como Violão, Tear, Decoupage, etc. Na área esportiva através de oficinas de basquete, futebol e outros jogos de tabuleiro e de mesa, os adolescentes serão incentivados ao convívio em grupo. Todas as medidas necessárias a que os adolescentes cumpram suas etapas do ensino formal também são tomadas e a instrução dos adolescentes está a cargo do quadro de professores do Estado que estão vinculados à uma Escola da cidade de Rio Claro. No aspecto de saúde a unidade atende aos adolescentes com médico, dentista, enfermeira e três auxiliares de enfermagem. Os adolescentes também recebem assistência religiosa por Igrejas que colaboram com o projeto.

 

                                                                            

Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade


Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade são medidas socioeducativas aplicadas pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude aos adolescentes (de 12 a 18 anos, excepcionalmente até 21 anos) que cometeram ato infracional (art. 117 e 118 do ECA). O trabalho realizado pela Equipe Técnica (Assistentes Sociais, Psicólogos, Pedagogos, dentre outros) tem como filosofia tratar o adolescente como sujeito da sua própria história, fortalecendo-o e facilitando na construção de um novo projeto de vida. Tal proposta baseia-se em levar o jovem a formar uma idéia positiva de si próprio, Amar-se, aceitar-se, acreditar em seu potencial, sonhar e ter um sentido de vida. Enfim, focar o adolescente como um ser em desenvolvimento, e não no histórico.


 

                                                                            

PAA - Programa de Aquisição de Alimentos


O Programa de Aquisição de Alimentos é uma das ações do Fome Zero, cujo objetivo é garantir o acesso aos alimentos em quantidade, qualidade às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional; promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. O Programa adquire alimentos, com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais. Os alimentos adquiridos pelo Programa são destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, atendidas por programas sociais locais, bancos de alimentos, demais cidadãos em situação de risco alimentar; como a composição de cestas de alimentos.

 

                                                                                  

ATASF - Atendimento Territorial de Assistência Social à Família


Propiciar atendimento constante às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social inseridas em diversos pontos do município, garantindo o acesso aos recursos de saúde, educação, lazer, alimentação, entre outros.

Caracterização do Problema

No município de Rio Claro, constata-se número elevado de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social perfazem total de 11.212 casos.
Dados constantes do Mapa Prefeito Amigo da Criança, gestão 2009-2012, revelam que no ano de 2008 ocorreram 290 casos de violência registrados, sendo os casos de violência sexual 19% e violência doméstica, 20%, sendo 61% outros tipos de violência contra crianças / adolescentes. Conforme consta da LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, nº 8742 , de 07/12/1993, em seu art. 2º :
I - a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
II - o amparo às crianças e adolescentes carentes;
III - a promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV - a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de
sua integração à vida comunitária;
V - a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família e conforme seu parágrafo único:
Parágrafo único. A assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais.
Diante da descentralização dos serviços de Proteção, verifica-se o estreitamento das relações no que tange aos problemas enfrentados pela população usuários dos serviços destas redes.
A Assistência Social considera prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades, aquisições e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Neste contexto é de primordial importância profissionais preparados e qualificados para atuarem de forma a colaborar e provocar a independência e autonomia da demanda existente. .

 

                                                                            

Oficina da Madeira


A UDAM em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL de IPEÚNA - SP propiciam  ao jovem esse projeto com o objetivo de atender à demanda crescente por qualificação de mão-de-obra no setor de marcenaria, este curso aborda: as matérias-primas usadas; tipos de ferramentas manuais e elétricas, portáteis e estacionárias utilizadas na atividade, sua utilidade e operação correta; segurança no trabalho; uma demonstração prática de fabricação de um banco; e sugestões de outros móveis.

 

                                                                            

Projeto Comecinho de Vida


O Projeto Comecinho de Vida é um espaço assistido, para o cuidado de bebês e crianças até 3 anos, que ainda não tem idade para frequentar o maternal-escola. Pedagogos responsáveis administram a rotina da criança promovendo o desenvolvimento cognitivo e motor, com os devidos cuidados necessários de higiene e bem estar para cada criança acompanhando a idade. O projeto atende uma média de 46 crianças em regime de semi-internato no horário das 07h00min as 17h00min

 

                                                                            

Projeto de Instalações Elétricas Residenciais


Este é um projeto de capacitação a jovem, adultos, que em grande maioria possuem dificuldades em se socializar devido às diversas variáveis de onde a mais impactante vem a ser a socioeconômica. Com esta capacitação eles vão se sentir capaz de “ganhar o seu próprio sustento” através de um trabalho digno. O curso de Instalações Elétricas Residenciais é um curso de qualificação básica que permitirá desenvolver, ampliar e reparar instalações elétricas residenciais. Sabendo que os públicos alvos são jovens, adultos, o curso vem como um forte auxílio para o desenvolvimento de cidadãos capazes de ter suas próprias rendas e participar de uma vida social satisfatória. Transportando isso para a realidade rio-clarense buscamos com o projeto suprir esta lacuna que vai garantir a formação básica ao publico alvo, garantindo acesso através de estudo assistencial aos grupos que sejam considerados vulneráveis socialmente. A sociedade e órgãos públicos que tem se associando às Universidades para capacitar a juventude, de modo a auxiliar sua preparação para o mercado de trabalho. Atualmente, o IBGE estima 14 milhões de desempregados, com aproximadamente 44% entre 16 e 24 anos. O perfil cultural e emocional desses jovens é um fator decisivo. O desestímulo causado pela falta de geração de renda digna pode induzi-los a caminhos que “aparentemente” propiciam facilidades e ilusória valorização pessoal – um passo para o vício, violência e/ou depressão. Em conseqüência, número de óbitos de jovens, decorrentes da violência tem se agravado nas últimas duas décadas. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco, o Brasil ocupa o 5.º lugar na morte de jovens e 4.º no número geral de homicídios, em um universo de 67 países . Nesse sentido, projetos profissionalizantes, indivíduos vulneráveis do ponto de vista sócio-econômico, que incluam também estratégias para a promoção do conhecimento em mercado de trabalho muito procurado e com pouca mão de obra em conhecimento na área, com programas educacionais locais que fomentem a produção de conteúdo adequado à comunidade local, visando desvendar novas perspectivas sociais e acesso a serviços públicos, com livre manifestação de suas culturas e saberes. Diante desse contexto, o trabalho apresenta uma solução participativa com a sociedade que está sendo aplicada para Instalações Elétricas Residenciais e fortalecimento da cidadania de crianças, jovens, adultos em Rio Claro.

 

                                                                            

Projeto de Educação Ambiental


O Projeto de Educação Ambiental visa ensinar os conceitos básicos sobre meio ambiente para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social sejam elas: adultos, jovens, crianças, idosos ou portadores de necessidades especiais, do município de Rio Claro.
Em um país onde as energias renováveis estão se esgotando, como a água potável, por exemplo; onde existem matas e florestas sendo devastadas, pelas queimadas, desmatamento; em que o trafico de animais silvestres é uma triste realidade, faz-se necessário educar a população de forma a vir a serem cidadãos críticos e formadores de opiniões, pois serão eles que contribuirão para elaboração de políticas públicas mais efetivas em prol do meio-ambiente em que vivem e das futuras gerações.

 

                                                                            

Projeto de Inclusão Produtiva


O projeto de cursos profissionalizantes da UDAM visa promover a oportunidade de profissionalização do adolescente bem como a inclusão digital melhorando o preparo para o mercado de trabalho. Para tanto, faz-se necessária a manutenção predial para melhor adequação dos cursos.

O principal objetivo é propiciar a profissionalização para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social auxiliando no desenvolvimento da responsabilidade e acolhimento no sentido de reafirmar laços e valores objetivando incluí-los no mercado de trabalho, favorecendo mudanças na qualidade de vida do público atendido e promover capacitação profissional na área de informática, visando sua inclusão digital e social para o ingresso no mercado de trabalho.

 

Time do Emprego

O Time do Emprego é um programa do Governo do Estado que ajuda a recolocação de trabalhadores no mercado de trabalho.

Por meio de reuniões em grupo e pela troca de experiências, você que está desempregado pode se preparar e adquirir confiança para conquistar um emprego adequado às sua habilidades e qualificação profissional.

Os encontros dão oportunidade para que você aprenda com os companheiros, todos se ajudam na busca do emprego. É um verdadeiro trabalho em equipe.

Com a ajuda dos facilitadores, quem procura o Time do Emprego recebe orientação, preparação para o trabalho e apoio dos colegas para chegar juntos na disputa por vagas.

Este é mais um caminho para que homens e mulheres conquistem seu lugar no mercado de trabalho.

Saiba mais: http://www.timedoemprego.sp.gov.br


 

                                                                            

 

 


UDAM - União de Amigos
Av.23, 1483 - Bairro do Estádio - Rio Claro - SP
http://www.udam.org.br