Banco de Alimentos Nutricional e Sustentável

Processo 120.2018- 2° Ad.

Termo de parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL de RIO CLARO, e SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

O Programa Banco de Alimentos visa combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos de populações amparadas por entidades sociais através de doações de alimentos considerados bons para o consumo, porém não comercializáveis. Além dos critérios técnicos que garantem a qualidade dos alimentos arrecadados nas doações, sendo essas derivadas de diferentes doadores, como mercados, supermercados, varejões, agricultores, campanhas de arrecadação juntamente com o Fundo Social de Solidariedade o programa também desenvolve um trabalho educativo realizado nas entidades onde orientamos como utilizar os alimentos fornecendo orientações de higiene, manipulação com oficinas culinárias para melhor aproveitamento visando uma alimentação nutritiva e balanceada, neste ínterim buscamos levar a população oficinas de Educação Alimentar Nutricional. Também realizamos um trabalho sustentável, levando à população beneficiária oficina de transformação do óleo em sabão e oficina de compostagem transformando o alimento descartado em adubo orgânico. O trabalho social visa acompanhar as famílias e direcionar para os diversos serviços socioassistenciais, elaboração de pesquisa e orientações sobre direitos. O Programa Banco de Alimentos possui várias frentes de serviços; Garantir o Direito a Alimentação; Garantir a Segurança alimentar; Garantir a redução do Desperdício; Garantir a Sustentabilidade; Garantir o acesso a orientações de Educação Alimentar e Nutricional através de Palestras e Oficinas Culinárias; Garantir o acesso a orientações de educação ambiental através de oficinas; Garantir o acesso aos direitos socioassistenciais através de acolhimento, visitas, orientações, encaminhamentos, acompanhamentos.

Meta: 2500 Beneficiários

CASA Escola

Processo  1705.2016 5° Ad.

Parceira: FUNDAÇÃO CASA

A Casa Escola é um projeto oriundo de uma parceria estabelecida entre a Fundação Casa e a União de Amigos – UDAM, a qual tem se destinado a atender até 64 (sessenta e quatro) adolescentes, do sexo masculino, em cumprimento de medida socioeducativa de internação ou de internação provisória, previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. A Casa Escola oferece aos adolescentes atividades de cunho pedagógico nas áreas de Educação Formal e Profissional; Arte e Cultura; Esportes; Lazer; Troca de Correspondências; Palestras Educativas; Assistência Religiosa; bem como providências de toda a Documentação Escolar do adolescente. São oferecidos ainda Cursos de Qualificação Profissional Básica nas áreas de alimentação, jardinagem/horta, informática, através do curso “Inclusão Digital e Cidadania” (fruto de uma parceria junto à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP), além de capacitação básica em Elétrica Residencial e oficinas culturais como Violão e Tear. Na área da Educação Física, são trabalhadas as oficinas de basquete, futebol e demais jogos de tabuleiro e de mesa, incentivando o convívio dos jovens em grupo. Todas as medidas necessárias para que os adolescentes cumpram suas etapas do Ensino Formal também são observadas e a instrução dos adolescentes está a cargo do quadro dos professores do Estado, os quais estão vinculados à uma Escola da cidade de Rio Claro. No Aspecto da Saúde, a unidade atende os adolescentes por meio de uma equipe de Enfermeiros e Dentista. No aspecto psicossocial, a equipe de psicólogos e assistentes sociais, atende não só os adolescentes, mas também suas famílias. Os adolescentes também recebem assistência religiosa por meio de Igrejas que colaboram com o projeto.

Inclusão Produtiva Cidadã

Processo  119.2018- 2° Ad

Termo de parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL de RIO CLARO, e SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Projeto “INCLUSÃO PRODUTIVA CIDADÔ

Este projeto proporciona estratégias da assistência, apoio e fomento à Inclusão Produtiva, bem como o mapeamento de potencialidades para a articulação das diversas políticas responsáveis pela geração de trabalho e renda, complementando as atividades desenvolvidas na proteção social básica. Fortalece a função produtiva (qualificação profissional), bem como promove o desenvolvimento da autonomia, cidadania e inclusão social.

A oficinas de informática é projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual Paulista-UNESP e com o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), por meio do Centro de Análise e Planejamento Ambiental (CEAPLA) e Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação (DEMAC).

A Constituição Federal de 1988 define que, dentre os objetivos da assistência social está “a promoção da integração ao mercado de trabalho” (Art. 203, inciso III), posteriormente regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (art.25). Onde a Constituição Federal estabelece e a LOAS reafirma a necessidade de projetos visando o enfrentamento da pobreza. A Política Nacional da Assistência Social (PNAS) traz o desafio da Inclusão Produtiva como uma das estratégias de enfrentamento da pobreza atendendo adolescentes, jovens, adultos e idosos, em especial os usuários prioritários descritos na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (resolução CNAS 109/2009 e CNAS 13/2014).

Meta: 250 Beneficiários sendo 50% público prioritário.

De Segunda a Sexta feira, nos períodos da manhã e tarde.

Protagonistas da Vida - Serviços de convivência

Processo 112.2018- 2° Ad

Termo de parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL de RIO CLARO, e SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários (SCFV) para pessoas idosas com 60 anos ou mais.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento das potencialidades dos usuários. Dentro deste contexto, oferecemos oficinas artísticas e culturais, tais como, artesanato, culinária, canto coral, dança, relaxamento e rodas de conversa.

Este Serviço tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.

Meta: 50 usuários sendo 50% público prioritário.

Segunda e Quinta, Quarta e Sexta-feira, no período da tarde.

Construindo Laços - Serviços de convivência

Processo 107.2018

Termo de parceria com a PREFEITURA de RIO CLARO e SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os usuários (crianças e adolescentes de 6 a 15 anos), valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento das potencialidades dos usuários.

Considerando as situações de vulnerabilidade e risco vivenciadas no meio familiar e social envolvendo crianças e adolescentes, podemos dizer que muitas têm seus direitos violados devido à precariedade econômica e social da realidade na qual estão inseridos. Neste sentido, muitas crianças e adolescentes se tornam responsáveis pelos cuidados da casa, dos irmãos mais novos e acabam não tendo tempo de brincar, estudar e se desenvolver. Em muitas situações a precária convivência leva à violação de direitos básicos. Em consonância com o Art. 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) “é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

Município de Rio Claro. Território CRAS Brasília.

Meta: 50 usuários, sendo 50% público prioritário.

Segunda, Quarta, Quinta e Sexta-feira, no período da tarde.

SIGAS

Processo 591.2016

O objetivo desse projeto é o desenvolvimento de um sistema integrado de gestão de dados socioambientais denominado SIGAS (Sistema Integrado de Gestão de Ações Sociais), a ser executado pela parceria entre as equipe do CEAPLA/ IGCE/ UNESP e da União de Amigos-UDAM, priorizando de início a Educação, a Saúde e a Segurança, como ferramentas de diagnóstico para ações socioassistenciais. Tendo como objetivo operacionalizar as garantias, tanto das ações de Proteção Básica, atuando na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, bem como na proteção Especial, destinada a indivíduos em situação de risco, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados traz, entre suas ações as de:

  • Diagnosticar entidades e famílias carentes de atendimento
  • Contribuir no combate a desinformação
  • Trabalhar ações integradas entre a sociedade civil e o Poder Público
  • Procurar promover a reinserção social dos que, vitimados, encontram-se inseridos ou não em Programas ou Projetos existentes
  • Buscar a Sustentabilidade através de atitudes e ações que visem utilizar conscientemente os recursos financeiros /humanos existentes tanto do Poder Público como das Organizações Sociais, objetivando garantir a continuidade e preservação dos serviços e ações para as próximas gerações
  • Gerar dados confiáveis a fim de promover diagnósticos precisos sobre as áreas e regiões, através de levantamentos sócio assistenciais
  • Gerar dados confiáveis para proposituras de novas ações sociais onde necessárias, evitando sobreposição de serviços e carências em áreas ainda não atingidas tanto pelo Poder Público como pela Sociedade Civil.

Na procura do fortalecimento das ações de cooperação institucional o programa traz um caráter de Política de Proteção Social, articulando a outras políticas do campo social, voltadas à garantia de direitos e condições dignas de vida.

Deste modo, o programa: SIGAS   buscará demonstrar através de sua operacionalização a necessidade de garantir que O Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente promova ações através de apoio a Estudos e Pesquisas sobre Infância e Adolescência